Após o período festivo do Carnaval, muitas pessoas se veem lidando com um incômodo comum: infecções urinárias. Mas por que isso acontece? Existem diversos fatores que contribuem para esse aumento repentino, vamos conhecer?
Em primeiro lugar, durante o Carnaval, é comum que as pessoas descuidem da sua saúde, seja pela ingestão excessiva de álcool, desidratação, ou pela falta de higiene adequada, como a troca frequente de roupas íntimas úmidas.
Além disso, o calor intenso típico dessa época do ano contribui para a transpiração excessiva, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias na região genital.
Outro fator importante é a prática de relações sexuais desprotegidas durante o Carnaval, aumentando o risco de contaminação por bactérias presentes na flora vaginal ou peniana.
Por fim, o hábito de segurar a urina por longos períodos de tempo, seja por falta de banheiros disponíveis durante os eventos ou por receio de interromper a diversão, também pode predispor ao desenvolvimento de infecções urinárias.
Portanto, é fundamental estar atento aos cuidados com a sua saúde durante e após um período festivo como o Carnaval. Mantenha-se hidratado, evite segurar a urina por muito tempo e manter uma boa higiene íntima.
Ah, se possível consulte um médico ao primeiro sinal de sintomas, pois isso é essencial para um tratamento eficaz e para prevenir complicações.
Autora – Karolyne Santiago – Equipe Manu Digital
Editora – Ruth Ribeiro – Equipe Manu Digital