7900653 (1)-min

Os rins são responsáveis por executar diversas ações fundamentais para o funcionamento adequado do organismo, como a eliminação de substâncias nocivas e o equilíbrio hídrico do corpo. A perda gradativa dessas funções pode causar limitações que acompanham o paciente por toda a vida.

Estima-se que no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas sofram da doença crônica renal. Enfermidade silenciosa causa a perda lenta, progressiva e, na maioria dos casos, irreversível da função renal – que perde a  capacidade de filtragem do sangue para a eliminação de substâncias prejudiciais à saúde.

Pessoas que possuem diabetes, hipertensão, má-formação no sistema urinário; cálculo renal; Infecções urinárias recorrentes; obesidade e quem tenha parentes com histórico da condição são chamados de fatores de risco para a condição.

Quando detectada precocemente, a doença renal oferece a oportunidade de intervenção médica oportuna, ou seja, inclui modificações no estilo de vida, controle da pressão arterial e do açúcar no sangue, e uso de medicamentos para retardar a progressão da doença. Além disso, em estágios avançados, o tratamento pode incluir terapias de diálise ou até mesmo transplante renal.

Desse modo, o diagnóstico precoce não apenas ajuda a retardar a progressão da doença, mas também melhora a qualidade de vida dos pacientes. É que ao monitorar regularmente a função renal e seguir o plano de tratamento recomendado, os pacientes podem evitar complicações graves, como insuficiência renal, doença cardíaca e até mesmo morte prematura.

Por esse motivo, é essencial que os indivíduos com suspeita ou histórico da doença na família estejam cientes dos fatores de risco e sintomas da doença renal parq buscarem uma avaliação

 É recomendado que portadores de um ou mais fatores de risco da doença façam o acompanhamento com um nefrologista para controlá-los.

Entre em nosso site e agende uma consulta com um profissional que possa lhe ofertar mais informações sobre a doença por meio de exames laboratoriais.

Autora – Karolyne Santiago – Equipe Manu Digital
Editora – Ruth Ribeiro – Equipe Manu Digital

AGENDE SUAS CONSULTAS E EXAMES POR VALORES REDUZIDOS

Veja também

Dicas de Nutrição para Maior Saciedade e Controle Alimentar

Dímero-D: aliado crucial na detecção precoce de distúrbios circulatórios

Médicos oftalmologistas são parceiros essenciais na conscientização sobre o ceratocone

Quem Tem Ansiedade Pode Tomar Remédios para Dormir?

A Importância dos Exames de Sangue para Bebês Prematuros

Higiene Ajuda a Prevenir Conjuntivite